quarta-feira, agosto 13, 2008

Semiótica – Conceitos

Do gr. semeiotiké (téchne), 'a arte dos sinais'.]S. f.1.E. Ling. Denominação utilizada, principalmente pelos autores norte-americanos, para a ciência geral do signo; semiologia.2.E. Ling. V. semasiologia (1).3.Desus. Arte de comandar manobras militares por meio de sinais, e não da voz.4.Med. Semiologia.5.E. Ling. V. semântica (1).

Semiologia

De semio- + -logia.]S. f. 1.E. Ling. Ciência geral dos signos, segundo Ferdinand de Saussure (v. saussuriano), que estuda todos os fenômenos culturais como se fossem sistemas de signos, i. e., sistemas de significação. Em oposição à lingüística, que se restringe ao estudo dos signos lingüísticos, ou seja, da linguagem, a semiologia tem por objeto qualquer sistema de signos (imagens, gestos, vestuários, ritos, etc.); semiótica (q. v.).2.Med. Estudo e descrição dos sinais e sintomas de uma doença; semiótica. [Cf., nesta acepç., sintomatologia.]Derivando do grego semion, traduzido, em vernáculo, por “signo”, a semiologia estuda os signos em sua produção, transmissão, interpretação.

SEMIÓTICA segundo Júlio Pinto, “é na verdade uma teoria de signos e da representação que efetua uma extensão da lógica para os limites da cognição e da experiência dos fenômenos”.

De acordo com Lúcia Santaella “o nome SEMIÓTICA raiz grega SEMEION, que quer dizer SIGNO, Semiótica é ciência dos signos (...) não são os signos do Zodíaco, mas signo, linguagem. A semiótica é a ciência geral de todas as Linguagens”.

Segundo Umberto Eco “um projeto de SEMIÓTICA Geral compreende numa Teoria de Códigos e uma Teoria da Produção Sígnica, a segunda teoria leva em consideração um número muito vasto de fenômenos, tais como o uso natural das diversas linguagens, a evolução e a transformação do código, a comunicação estética, os vários tipos de interpretação comunicativa, o uso dos signos para mencionar coisas e estados do mundo e assim por diante”.

Para Roland Barthes a SEOMIOLOGIA é “a ciência geral do todos os sistemas de signos através dos quais se estabelece a comunicação entre os homens”.

Nenhum comentário: